O que é Lesson Planning?
- theenglishteaching6
- 25 de jan. de 2023
- 4 min de leitura

Lesson planning, ou o planejamento de aula, é algo que deve existir para toda e qualquer aula a ser ministrada, independente do cenário (se é uma aula em escola pública ou particular, instituto de idiomas, aulas particulares etc), do tema, da experiência do profissional etc. É este planejamento que prepara e ajuda o profissional para que, ao final de cada aula, seus objetivos sejam atingidos. É ele que permite que o trabalho feito seja revisitado posteriormente, procurando aperfeiçoar o que foi feito ou eventualmente corrigir algo que não tenha sido tão positivo. Estas são somente algumas das vantagens, entre outros benefícios, que ele possui.
Muitos profissionais acreditam que este planejamento de aula deva ser extremamente detalhado e longo, algo que vá tomar muito tempo. Ele pode sim conter o máximo de informações possíveis, análises linguísticas etc. Porém, ele pode ser também algo mais simples e rápido de se fazer. Tudo depende do perfil e da realidade de cada profissional. É possível digitá-lo num documento no computador, escrevê-lo num caderno ou até mesmo fazer pequenas anotações no próprio material didático. Acredito porém, que principalmente para profissionais que estão começando ou não estão muito familiarizados com o lesson plan, o ideal seja fazê-lo de maneira mais extensa e desenvolvida. Com a prática, o tempo utilizado para sua preparação vai diminuindo e fazendo com que o processo fique mais rápido. Pode ser até que com o tempo vá contendo menos informação, mas ele não pode ser deixado de lado.
O lesson plan não serve somente para uso do profissional. Em muitos institutos de idiomas ou escolas regulares ou bilíngues, que mantenham um constante ciclo de observação de aulas e feedback, ele é fundamental para que o observador tenha uma noção do que vai acontecer em aula e possa posteriormente, durante a sessão de feedback, se referir a momentos específicos ou que estavam inclusos no planejamento mas na hora da aula aconteceram de maneira diferente da qual estavam planejados.
Muitos são os itens que fazem parte do lesson plan. É importante saber detalhes do grupo ou do estudante individual que estarão presentes na aula. A idade, ter em mente o perfil dos participantes, quais as dificuldades que eles possuem em relação ao idioma, ou se são tímidos, extrovertidos etc, são alguns dos detalhes que podem ajudar durante o planejamento das atividades ou até mesmo ajudar a pensar em possíveis dificuldades que possam surgir durante a aula. Este, inclusive, é um aspecto que muitos profissionais desconsideram. Durante o planejamento, considerar possíveis problemas, seja em termos linguísticos ou relacionados às atividades, ajuda a evitar uma série de situações desconfortáveis.
Um outro item que precisa ser pensado logo no início do lesson plan é o objetivo de aula, ou talvez até, objetivos de aula. Pelo menos, toda aula precisa ter um objetivo principal, que pode ser relacionado a um sistema (grammar, vocabulary, pronunciation or discourse) ou uma habilidade (reading, listening, speaking or writing). Ele tem relação ao que o profissional espera que o estudante consiga fazer ao final da aula. É ele que irá guiar tudo que acontecer durante a lição estudada. Além dele, o profissional pode pensar também em um objetivo secundário. A necessidade deste dependerá do que o profissional objetiva atingir ao final de sua aula, bem como o tempo de aula que dispõe, o conhecimento que os estudantes possuem etc. O objetivo secundário ajuda o profissional a atingir o objetivo principal que tenha sido definido. Pode ser também um sistema ou uma habilidade.
O profissional pode incluir ainda um objetivo pessoal, algo relacionado à sua prática que ele deseja desenvolver ou aperfeiçoar. Um outro tipo de objetivo que deve estar presente e, segundo alguns autores faz parte do objetivo principal, é o objetivo comunicativo. Um exemplo deste tipo de objetivo é “Ao final da aula, espero que os estudantes consigam descrever detalhes físicos simples próprios ou de outras pessoas”. Ele tem relação com os aspectos comunicativos desenvolvidos durante a aula.
Conforme mencionado, o lesson plan também pode incluir uma análise linguística. Não importa se a aula é sobre sistemas e o profissional se sente pouco familiarizado com o tema, ou simplesmente se pode haver uma palavra, estrutura ou item fonológico com o qual o profissional não esteja tão familiarizado, incluir informações sobre vocabulário, gramática, pronúncia ou discurso no lesson plan pode ajudar o profissional a se preparar para a aula e fazer com que ele se sinta mais seguro, além de funcionar também como um apoio durante a aula. Caso o profissional tenha alguma dúvida ou esqueça de alguma informação, o plano pode ser consultado. Não há problema algum em fazer esta consulta. Melhor sanar as dúvidas e evitar passar alguma informação incorreta aos estudantes.
Os estágios da aula também fazem parte do lesson plan, mesmo que de forma simples, assim como os padrões de interação entre os estudantes durante a aula, o tempo de cada atividade e os materiais a serem utilizados.
Não importa se é um plano bem detalhado ou uma simples folha de papel, se preparar para o que vai acontecer em aula, não confiar somente na memória, fornece ao profissional uma sensação de controle muito maior e torna sua prática mais eficiente. Além disso, sempre é uma forma de revisitar o que está sendo feito, o que funciona e/ou pode melhorar. O lesson plan não existe para tornar a vida mais difícil. Ao contrário, ele existe para facilitar o dia-a-dia do profissional. E você, como faz seu lesson plan?
Bibliografia:
The TKT Course - Modules 1, 2 and 3, Second Edition - Mary Spratt, Alan Pulverness and Melanie Williams - Cambridge University Press.
How to Teach English - Jeremy Harmer - Pearson Education Limited





Comentários